segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Orçamento e Plano 2013: As propostas do Bloco de Esquerda


Propostas do Grupo Municipal do Bloco de Esquerda na audição, ao abrigo do Estatuto de Oposição, relativamente à elaboração dos Documentos Previsionais para 2013 do Município de S. Pedro do Sul

Ex.mo Senhor Presidente da Câmara Municipal de S. Pedro do Sul

No exercício do direito legal e dever político de audição relativamente à elaboração dos Documentos Previsionais para 2013 do Município de S. Pedro do Sul, vem o Grupo Municipal do Bloco de Esquerda apresentar as suas propostas para os mesmos:

Considerações Prévias

1 – O Grupo Municipal do Bloco de Esquerda alerta para a necessidade de o Município de S. Pedro do Sul proceder com a prudência necessária para não voltar a ficcionar receitas orçamentais irrealizáveis, designadamente as provenientes da venda de bens de investimento, pelo que se manifesta profunda reserva relativamente à inscrição dos seguintes montantes:

a)       2.588.687, na conta de classificação económica 090310, relativa à venda de edifícios;

b)      € 1.121.078, na conta de classificação económica 050703, relativa a rendimentos de propriedade provenientes de empresas privadas;

c)       € 1.216.934, na conta de classificação económica 0511, relativa a rendimentos de propriedade provenientes de activos incorpóreos.

Foi, aliás, esta prática orçamental que levou à adesão do Município de S. Pedro do Sul ao PAEL, com todas as consequências negativas que advirão para os munícipes e para os futuros órgãos autárquicos.

2 – Com excepção das reservas expressas em 1, o Grupo Municipal do Bloco de Esquerda considera esta primeira versão dos Documentos Previsionais para 2013 exequível, sendo certo que o montante que excede a habitual execução orçamental de cerca de € 15 000 000, provém do endividamento contratado no âmbito do PAEL (€ 3 613 764) e da comparticipação financeira da UE em projectos co-financiados (€ 3 541 576).

3 – Tendo em conta o PAEL, e a realização de duas grandes obras com recurso a fundos comunitários, os documentos previsionais para 2013, centram-se:

a)      No pagamento de despesas já executadas (€7.700.084), no âmbito da execução das Grandes Opções do Plano);

b)      Na construção do novo Centro Escolar de S. Pedro do Sul (€ 2 232 342) e na Requalificação Urbana do Centro Histórico de S. Pedro do Sul (€ 1 276 816), representando mais de metade do montante relativo a execuções das Grandes Opções do Plano relativas a 2013 (um total de € 10.318.574);

 

Sugestões de Alteração

Competindo à Câmara Municipal, em primeira linha, a aprovação dos documentos previsionais, e sem prejuízo das reservas e discordâncias de fundo do Bloco de Esquerda, quanto à elaboração destes documentos, tal como nos foram apresentados em versão ainda não aprovada, o Bloco de Esquerda, no respeito pela estrutura do documento, apresenta algumas sugestões de modificação que não desequilibram a dotação global de receita e despesa prevista, procurando dar o seu melhor contributo nestas circunstâncias.

Assim, propomos alterações que implicam aumento de despesa (€ 262 000) e diminuição de receita (€ 261 978,75), num total de € 529 978,75, apresentando igualmente propostas de redução da despesa (€ 537 979) para não por em causa o legalmente exigido equilíbrio orçamental.

Aumento de Despesa orçamentada para 2013 – Total € 262 000

1 - Considerando a actual conjuntura sócio-económica, e o seu previsível agravamento para o próximo ano, o Bloco de Esquerda propõe a criação de um Gabinete de Crise Social, com uma dotação de € 100 000, destinado a apoiar famílias carenciadas na satisfação das suas necessidades básicas, nos termos de regulamento a aprovar.

2 - Implementação de um sistema de empréstimo de manuais escolares, em que as famílias carenciadas tenham acesso a livros e outros materiais. Esta Livraria Social Escolar, para além de uma dotação de € 15 000 pelo Município, poderia beneficiar com campanhas de sensibilização da população, criando locais de entrega e levantamento de materiais escolares.

3 – Reforço das dotações dos projectos das Grandes Opções do Plano para 2013, relativos a Acção Social Escolar e Fundo Social de Apoio à Habitação em € 32 000, em vez dos actuais € 18 000 previstos.

4 - Inscrição nas Grandes Opções do Plano de programa destinado ao incentivo da produção de produtos agrícolas,  destinados ao auto-consumo, e preservação do espaço rural, com a dotação para 2013 de € 10 000.

5 - Criação de Projectos nas Grandes Opções do Plano destinadas à conservação e requalificação dos espaços envolventes da Pedra Escrita de Serrazes, do Castro da Cárcoda, do Castro da Senhora da Guia e do Castro do Banho, cada um dotado com € 5 000, num total de € 20 000, a reforçar caso se obtenham fundos comunitários para o efeito.

6 – Reforço da dotação do projecto das Grandes Opções do Plano para 2013, relativo a Acção Fomento à Cultura em € 20 000, em vez dos actuais € 5 000 previstos.

7 – Inscrição nas Grandes Opções do Plano de programa destinado à classificação, divulgação e preservação do acervo fotográfico do Mestre Edgard de Vasconcelos, com a dotação para 2013 de € 10 000.

8 – Reforço dos subsídios às corporações de bombeiros da área do Município, no montante global de € 75 000, considerando as dificuldades de financiamento resultantes de várias alterações legislativas, nomeadamente no quadro do transporte de doentes.

Redução de Despesa orçamentada para 2013 - Total € 636 979

1 – Congelamento do Projecto 21/2004 (Infraestruturas para a iluminação do Complexo Desportivo da Pedreira), passando a sua dotação de € 109 900 para € 100, diferindo-se a sua orçamentação e realização para os anos seguintes. Diminui a despesa, no ano de 2013 em € 109 800.

2 – Redução da verba orçamentada para Fomento Desportivo 2013 (projecto 2013/5003), de € 109 000 para € 70 000, devendo a redução ser menos acentuada nos escalões juvenis. Diminui a despesa, no ano de 2013 em € 39 000.

3 – Congelamento do Projecto n.º 2011/41 (Requalificação da Av. de Várzea), que passará a estar orçado, relativamente a 2013 em € 100 (em vez de € 100 000) para terrenos e € 100 (em vez de € 375 000) para obra, diferindo-se a sua orçamentação e realização para os anos seguintes. Diminui a despesa, no ano de 2013 em € 374 900.

4 – Fim da atribuição de despesas de representação ao pessoal dirigente. no montante global de € 14 279, assim distribuídos:

a)      € 7 764 no Departamento de Administração Geral (verba 02 010111 do Orçamento da Despesa, classificação económica);

b)      € 6 515 no Departamento Técnico (verba 03 010111 do Orçamento da Despesa, classificação económica);

 

Diminuição da receita – Total 261 968,75

1 – Adopção imediata do Tarifário Social de água, saneamento e recolha de resíduos sólidos urbanos, previsto nas Recomendações da ERSAR n.º 01/2010 e 02/2010, quer para famílias numerosas, quer por titulares de baixos rendimentos. A obrigação do Município de S. Pedro do Sul em cumprir com as recomendações da ERSAR, na fixação de tarifas de água, saneamento e recolha de resíduos sólidos urbanos, pese embora a sua gravidade, para a qual alertámos na votação da adesão ao PAEL, implica a adopção dos tarifários sociais. O caracter essencial destes serviços, prestados em exclusivo pelo Município, assim o exige.

Por titulares de baixos rendimentos devem ser considerados os agregados familiares cuja média de rendimento dos maiores de idade seja inferior a 1,25 da Remuneração Mínima Mensal Garantida, e por famílias numerosas os agregados familiares compostos por mais de 5 indivíduos, operando-se uma redução de 50% das taxas e tarifas no primeiro caso, e de 40% no segundo caso, optando cada agregado familiar pela solução que lhe seja mais vantajosa.

Os desempregados inscritos no Centro de Emprego e que não aufiram de subsídio de desemprego, bem como os beneficiários do Rendimento Social de Inserção, e que consumam até 5 m3 de água por mês, pagarão uma tarifa única, relativamente a todos os serviços de água, saneamento e recolha de resíduos sólidos urbanos, no montante de € 2,5.

Os valores das receitas destas taxas e tarifários, estimados para 2013, são:

a)      Taxa de Conservação do Saneamento: € 32 134;

b)      Tarifa de Saneamento: € 4 999;

c)      Tarifa de Recolha de Resíduos Sólidos Urbanos: € 274 163;

d)      Tarifa de Abastecimento de Água: € 157 597;

Os tarifários sociais deverão ser estabelecidos por regulamento da Câmara Municipal, pelo que não se pode orçamentar, com todo o rigor, os seus efeitos na diminuição da receita. No limite, a redução de receita pode atingir 50%, num total de € 234 446,50.

2 – Isenção de taxas e licenças de obras particulares em prédios sitos na área abrangida pelas obras de requalificação do Centro Histórico de S. Pedro do Sul, como incentivo à participação dos particulares neste objectivo. Pese embora ser dificilmente contabilizável o impacto desta medida, assumimos que possa representar, face aos valores Orçamentados, uma quebra de receitas de 25%, ou seja, € 17 417,75.

3 – Redução de taxas de publicidade às empresas com volume de negócios inferior a € 250 000, como medida de apoio às Micro e Pequenas Empresas, já fustigadas com a quebra da procura interna. Considerando que o valor orçamentado é de € 14 435, e sendo os efeitos desta medida dificilmente concretizáveis, admitimos uma quebra de receitas de 70%, num total de € 10 104,50.

Outras observações e sugestões

1 – O Grupo Municipal do Bloco de Esquerda lamenta que ainda não tenham sido cumpridas pela Câmara Municipal as recomendações aprovadas pela Assembleia Municipal de S. Pedro do Sul, em 6 de Fevereiro de 2012, que permitiriam uma diferente, e eventualmente mais justa, tributação do IMI, o que se recomenda que se faça em 2013.

2 – Entendemos ainda, em matéria fiscal, que se poderia e deveria ter isentado de derrama as empresas com volume de negócios inferior a € 150 000, e estudado a devolução aos contribuintes de, pelo menos, parte da participação do Município no respectivo IRS, de resto como temos vindo a advogar.

3 – Revisão da Tabela de Taxas e Licenças, eliminando algumas ilegalidades na fixação do valor das taxas, para as quais alertámos em sede da sua aprovação, e adequação de alguns valores notoriamente exagerados.

4 – Novo modelo de tarifas para a recolha de Resíduos Sólidos Urbanos, de acordo com o Princípio do Poluidor Pagador, fazendo uma mais justa repartição de encargos pelos utilizadores e privilegiando a separação de resíduos.

5 – Há medidas que tardam em ser tomadas, e foram já sugeridas pelo Grupo Municipal do Bloco de Esquerda, como sejam:

a)      Utilização preferencial de software livre, aliviando os custos do Município com a respectiva aquisição de licenças;

b)      Adopção de medidas de eficiência energética nos edifícios municipais, permitindo reduzir os custos energéticos;

c)      Utilização dos edifícios municipais para a produção de energias alternativas.

6 – Sugerimos ainda a redução de custos com a iluminação pública, propondo que a mesma seja numa primeira fase alternada, e numa segunda fase volte ao inicial, mas equipada com lâmpadas que permitam uma redução dos consumos.

7 – Um maior investimento na cultura, considerando a urgência na criação de um Museu Municipal, inexplicavelmente inexistente num município com a vocação turística de S. Pedro do Sul.

8 – Saudamos, por último, a introdução, em curso, do Orçamento Participativo, enquanto instrumento de participação e cidadania, manifestando interesse de, em momento oportuno, formular sugestões quanto ao regulamento do mesmo.

S. Pedro do Sul, 3 de Dezembro de 2012

Aceite pois os nossos protestos da mais elevada estima e consideração pessoal,

 

Os Deputados Municipais eleitos pelo Bloco de Esquerda,

 

(Rui Costa)

 

 

(Alberto Claudino Figueiredo)

Sem comentários:

Enviar um comentário